1. O empreendedor
Estabelecimento de metas
- Para seu objetivo se transformar em uma meta você precisa saber aonde quer chegar e definir como e quando chegar.
ð O que eu quero?
ð Qual a minha meta?
ð Porque essa meta é importante?
ð O que eu vou fazer para atingir essa meta?
ð Em quanto tempo eu vou atingir essa meta?
2. Mercado, o mapa da mina
1o. passo: estar atento às oportunidades
2o. passo: conhecer os valores e as necessidades do mercado consumidor
3o. passo: organizar-se para atender o mercado consumidor
4o. passo: identificar o mercado concorrente
Só existe mercado quando existe consumidor. Conhecer o consumidor é a única maneira de oferecer o que ele deseja.
þ Como conhecer seu mercado consumidor:
1o. passo: Identificar características gerais
ð Necessidades, problemas e características
ð Qual a faixa etária?
ð Na maioria são homens ou mulheres?
ð Têm uma família grande ou pequena?
ð Qual o seu trabalho?
ð Quanto ganham?
ð Qual a escolaridade?
ð Onde moram?
2o. passo: Identificar atividades, interesses e opiniões
ð O que seu cliente considera importante no seu produto ou serviço?
ð O que ele gosta de fazer?
ð Como utiliza o tempo livre?
ð O que os consumidores não consideram importante no seu produto ou serviço?
ð De que forma esse público pensa e como ele age?
3o. passo: Identificar o que leva essas pessoas a comprar
ð O preço?
ð A qualidade?
ð A marca?
ð A garantia?
ð O prazo de entrega?
ð O prazo de pagamento?
4o. passo: Identificar onde está seu mercado
ð Qual é o tamanho da área onde você atua ou pretende atuar?
ð É apenas na sua rua?
ð O seu bairro?
ð A sua cidade?
ð O país todo ou outros países?
ð Seu cliente vai encontrar você facilmente?
þ Na feira a concorrência é grande. Um bom concorrente é um ótimo professor. Procure observar os erros e acertos de cada concorrente e aprender com eles para conquistar consumidores.
ð Quais empresas estão disputando mercado com você?
ð Quantas são?
ð O que oferecem?
ð Quais vantagens e desvantagens de cada uma em relação a sua empresa?
þ Banco de dados
Quem são ou serão seus concorrentes?
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Onde eles estão localizados?
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Quais vantagens e as desvantagens dos concorrentes em relação a sua empresa?
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Como os seus concorrentes se relacionam com os fornecedores?
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Seu negócio
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Concorrente 1
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Concorrente 2
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Concorrente 3
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Localização
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Imagem
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Atendimento prestado
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Qualidade dos produtos
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Preços dos produtos
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Garantia dos produtos
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Variedade dos produtos
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þ Mercado fornecedor
ð Qualidade, preço e regularidade
ð Quem são seus fornecedores?
ð Onde estão?
ð Qual a capacidade de fornecimento?
ð Quais as condições de venda?
ð Que alternativas você tem numa emergência – se um fornecedor falhar, por exemplo?
Busca de oportunidade e iniciativa
3. A empresa e o mercado
A economia muda, os interesses do cliente mudam, as condições mudam.
Usando informações, o marketing identifica as necessidades do consumidor e busca a melhor forma de satisfazê-las.
Fazer marketing é acompanhar esse movimento, as oscilações, um novo concorrente que aparece, uma alta de preços, uma nova moda.
þ 4 P´s do marketing: Produto, Preço, Ponto e Promoção.
ð Produto (ou serviço): adequado ao consumidor
Qual o fator decisivo para a compra?
Que benefícios o cliente espera?
O que o cliente mais valoriza?
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ð Preço: adequado ao mercado
Está igual, mais alto ou mais baixo que os preços do resto do mercado?
Se for diferente, qual a razão?
Os preços do seu principal concorrente são mais altos ou mais baixos?
Seu cliente acha que preço mais alto significa qualidade?
Seu cliente está disposto a pagar o preço do seu produto ou serviço?
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ð Ponto: acesso fácil ao produto ou serviço
Seus produtos ou serviços são de fácil acesso para o seu mercado consumidor?
Que vantagem seu ponto ou distribuição tem para o seu consumidor?
Que desvantagem seu ponto ou distribuição tem para o seu consumidor?
Você oferece alguma facilidade para a compra? (ex.: venda por internet)
O seu ponto ou distribuição é adequado ao seu produto ou serviço? Por quê?
Quantos concorrentes estão ou estarão próximos do seu negócio?
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ð Promoção: o diferencial do produto
Como você promove ou pretende promover sua empresa, produtos e serviços?
Alguma promoção chamou sua atenção ultimamente? Descubra por quê.
Pense uma forma diferente de chamar a atenção do consumidor.
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Exigência de qualidade e eficiência
Não esquecer nenhum detalhe
4. Os números da empresa
Qual o custo variável do produto?
Quanto seus concorrentes cobram pelo mesmo produto?
Quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo produto?
Quanto você espera lucrar com a venda do produto?
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Planejamento e monitoramento sistemático
ð Divida as tarefas maiores em pequenas tarefas.
ð Defina um prazo para cumprir cada uma dessas pequenas tarefas.
ð Verifique sempre seus resultados para saber se estão dentro do que havia planejado.
5. O ponto de equilíbrio
Uma bicicleta precisa estar sempre em movimento para permanecer em equilíbrio. Uma empresa também é assim: não pode perder o equilíbrio para continuar evoluindo.
Comprometimento
Um esforço extra é necessário
6. O resultado da empresa
Objetivo das empresas: Lucro
Persistência
7. O resultado com vários produtos
ð Os preços de mercado: o que o consumidor costuma pagar por aquele tipo de torta.
ð Os custos variáveis: ingredientes, embalagens, comissão do entregador.
ð Os concorrentes: qual o preço praticado pela concorrência.
Observe:
O que os clientes compram?
Com que freqüência?
Em que época do ano o produto ou serviço é mais procurado?
Histórico de vendas
ð Fornecedor:
Seus fornecedores dão conta das quantidades que você precisa?
E de entregar dentro do prazo?
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ð Na sua empresa:
Você tem capacidade de produção que o mercado exige?
Qual a sua capacidade de entrega?
E de venda?
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ð Na concorrência:
Visite empresas parecidas com a sua.
Converse com pessoas do mesmo ramo de negócios.
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Correr riscos calculado
8. Capital de giro e fluxo de caixa
Busca de informações
9. Problemas e soluções
Persuasão e rede de contatos
10. Plano de empresa
Em que negócio você está?
O que você vende?
Qual é seu mercado-alvo?
Plano de negócios
COMO ELABORAR O PLANO DE NEGÓCIOS
Não existe uma estrutura rígida, cada caso é um caso. A estrutura básica pode seguir a seguinte ordem:
1 Capa
2 Sumário
3 Sumário Executivo Estendido - Resumo do Plano
3.1 Declaração de Missão
3.2 Declaração de Visão
3.3 Propósitos Gerais e Específicos do Negócio, Metas e Objetivos
3.4 Estratégia de Marketing
3.5 Processo de Produção
3.6 Equipe Gerencial
3.7 Investimentos e Retornos Financeiros
4 Produtos e Serviços - O seu produto ou serviço
4.1 Descrição dos Produtos e Serviços (características e benefícios)
4.2 Previsão de Lançamento de Novos Produtos e Serviços
5 Análise da Indústria - A sua atividade
5.1 Análise do Setor
5.2 Definição do Nicho de Mercado
5.3 Análise da Concorrência
5.4 Diferenciais Competitivos
6 Plano de Marketing - Como conquistar os clientes
6.1 Estratégia de Marketing (preço, produto, ponto, promoção)
6.2 Canais de Venda e Distribuição
6.3 Projeções de Venda
7 Plano Operacional - Como sua empresa funciona
7.1 Análise das Instalações
7.2 Equipamentos e Máquinas Necessárias
7.3 Funcionários e Insumos Necessários
7.4 Processo de Produção
7.5 Terceirização
8 Estrutura da Empresa - Como a empresa se organiza
8.1 Estrutura Organizacional
8.2 Assessorias Externas (jurídica, contábil etc.)
8.3 Equipe de Gestão
9 Plano Financeiro - Os Números da empresa
9.1 Balanço Patrimonial
9.2 Demonstrativo de Resultados
9.3 Fluxo de Caixa
10 Anexos - Outras informações (inclua o currículum vitae dos sócios e gerentes)