Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DO FAZER DIDÁTICO PARA O PROFESSOR



Didática é uma disciplina pedagógica que estuda o processo de ensino através dos seus componentes: os conteúdos, o ensino e a aprendizagem.






INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA










A IMPORTÂNCIA DO FAZER DIDÁTICO PARA O PROFESSOR




PROFESSOR: RAIMUNDO REIS


ELDERSON LUCIANO MEZZOMO


Novo Progresso - PA
Junho de 2011


Didática é uma disciplina pedagógica que estuda o processo de ensino através dos seus componentes: os conteúdos, o ensino e a aprendizagem. A didática investiga as condições em que se dá o ensino considerando os fatores sociais, políticos, culturais e psicossociais. Também compreende os objetivos sócio-políticos e pedagógico da educação escolar, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos de ensino e aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso e aplicação de técnicas e recursos, o controle e avaliação da aprendizagem.
Diante da definição acima, pode-se afirmar que a didática é intrínseca ao exercício do magistério, não há professor que atue sem didática. O que pode ser discutido é se a didática é adequada ou não, mas o exercício da docência, em si, é didático.
Como são muitos os fatores que afetam o processo ensino-aprendizagem, o contexto, objetivos e público alvo tão relativos, faz-se necessária uma reflexão constante por parte do docente no sentido de aperfeiçoar, adequar e avaliar sua prática constantemente. A didática aplicada num contexto com sucesso pode não ser efetiva em outro.
Entender, avaliar, corrigir, melhorar ou contextualizar a didática é papel do professor. Pode até ser assessorado por outros pesquisadores, no entanto apenas o próprio docente, que encara o dia a dia com os alunos, saberá realmente o que está funcionando ou não.
É sumamente importante que o professor tenha esta consciência e assuma, de fato, o compromisso do constante aperfeiçoamento de sua atividade, com vistas ao sucesso de seus esforços. Esta reflexão qualitativa da educação parte do pressuposto de que o ensino é uma prática social viva em seus contextos sociais e institucionais. O movimento docente deve ser: prática-teoria-prática.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.