Didática é uma disciplina pedagógica que estuda o processo de ensino através dos seus componentes: os conteúdos, o ensino e a aprendizagem.
INSTITUTO FEDERAL DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA
EM PEDAGOGIA
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A
IMPORTÂNCIA DO FAZER DIDÁTICO PARA O PROFESSOR
PROFESSOR: RAIMUNDO REIS
ELDERSON
LUCIANO MEZZOMO
Novo
Progresso - PA
Junho
de 2011
Didática é uma
disciplina pedagógica que estuda o processo de ensino através dos seus
componentes: os conteúdos, o ensino e a aprendizagem. A didática investiga as
condições em que se dá o ensino considerando os fatores sociais, políticos, culturais
e psicossociais. Também compreende os objetivos sócio-políticos e pedagógico da
educação escolar, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos
de ensino e aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso e aplicação
de técnicas e recursos, o controle e avaliação da aprendizagem.
Diante da definição acima, pode-se
afirmar que a didática é intrínseca ao exercício do magistério, não há
professor que atue sem didática. O que pode ser discutido é se a didática é
adequada ou não, mas o exercício da docência, em si, é didático.
Como são muitos os fatores que afetam
o processo ensino-aprendizagem, o contexto, objetivos e público alvo tão
relativos, faz-se necessária uma reflexão constante por parte do docente no
sentido de aperfeiçoar, adequar e avaliar sua prática constantemente. A
didática aplicada num contexto com sucesso pode não ser efetiva em outro.
Entender, avaliar, corrigir, melhorar
ou contextualizar a didática é papel do professor. Pode até ser assessorado por
outros pesquisadores, no entanto apenas o próprio docente, que encara o dia a
dia com os alunos, saberá realmente o que está funcionando ou não.
É sumamente importante que o professor
tenha esta consciência e assuma, de fato, o compromisso do constante
aperfeiçoamento de sua atividade, com vistas ao sucesso de seus esforços. Esta
reflexão qualitativa da educação parte do pressuposto de que o ensino é uma
prática social viva em seus contextos sociais e institucionais. O movimento
docente deve ser: prática-teoria-prática.