Pular para o conteúdo principal

RESENHA: OTELO, O MOURO DE VENEZA





A obra “Otelo, o Mouro de Veneza” tem sua composição datada de 1604 e publicada pela primeira vez em 1622. Sendo uma obra de SHAKESPEARE, como bom dramaturgo, consiste em um drama (no sentido extremo), com várias mortes, lamentações e sofrimentos. O título deriva do personagem principal: um general mouro que serve o reino de Veneza.



RESENHA

SHAKESPEARE, William. Otelo, o Mouro de Veneza. Trad. Barbara Heliodora. Ed. especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. (Saraiva de Bolso).

Elderson Luciano Mezzomo [1]

A obra “Otelo, o Mouro de Veneza” tem sua composição datada de 1604 e publicada pela primeira vez em 1622. Sendo uma obra de SHAKESPEARE, como bom dramaturgo, consiste em um drama (no sentido extremo), com várias mortes, lamentações e sofrimentos. O título deriva do personagem principal: um general mouro que serve o reino de Veneza.
O livro de forma poética e agradável aborda a inveja e o ciúme. O nobre mouro de Veneza Otelo, veterano de muitas guerras dedica todo seu amor à sua esposa Desdêmona. Movido pela inveja ao não ser promovido ao posto de tenente, Iago incita Otelo a pensar que sua mulher estava lhe traindo. Imerso em ciúme e fúria, Otelo age irracionalmente e, ao matar sua amada injustamente, desespera-se e apunhala-se. Caindo sobre o corpo de sua mulher a quem tanto amou, morre beijando-a.
No interim desta tragédia, vários temas são abordados do transcorrer da trama os quais continuam relevantes nos dias atuais: racismo (Otelo era negro: “um velho bode negro”), preconceito religioso (“vil judeu”), ciúme injustificado, crítica política (“Brabâncio - Sois um vilão! / Iago - E Vós... um senador!”), traição, falsidade e inveja.


[1] Especialista em Gestão Bancária e Negócios pela ESAB-Escola Superior Aberta do Brasil, Especialista em Gestão em Auditoria e Perícia Ambiental pela AJES-Faculdade do Vale do Juruena, Licenciado em Pedagogia pelo IFPA-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Bacharel em Administração pela FASIP-Faculdade de Sinop e Bacharel em Teologia pelo SETECEB-Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15...

RESENHA: COMÉDIA DOS ERROS

    “A Comédia dos Erros” é considerada a primeira e mais curta peça do dramaturgo William Shakespeare estreando nos palcos em 28/12/1594 (festejos natalinos dos estudantes de direito em Gray’s Inn, Londres) e publicada somente em 1623 (no First Folio da obras completas). A peça teatral do gênero cômico tem seu enredo inspirado na obra do comediógrafo romano Plauto “Os Gêmeos” (“Os Menecmos”) e se desenrola em torno das confusões provocadas por dois pares de gêmeos.

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.