O artigo “Ações sustentáveis como estratégia de negócio” aborda como estão as empresas em relação ao tema e seu relacionamento com a sociedade e governo. Os autores destacam o amadurecimento da consciência entre empresários da importância da sustentabilidade e a perspectiva de evolução no assunto.
Elderson Luciano
Mezzomo[1]
RESENHA CRÍTICA-DESCRITIVA DO
ARTIGO:
AÇÕES SUSTENTÁVEIS COMO
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
(ALVES,
Vânia; LEITE, Valter. Fonte: Gazeta Mercantil – 18/julho/2007
Suplemento Especial – Páginas 1-4, acesso em 02/03/2013, disponível em:
<http://www.parceirosvoluntarios.org.br/Componentes/textos/TextosVPJ.asp?txTx=111&iRnd=0,322%D8>).
O artigo “Ações sustentáveis como estratégia
de negócio” aborda como estão as empresas em relação ao tema e seu
relacionamento com a sociedade e governo. Os autores destacam o amadurecimento
da consciência entre empresários da importância da sustentabilidade e a
perspectiva de evolução no assunto.
É destacada a relevância das ações
sustentáveis como estratégia de negócio. Citam, por exemplo, os índices nas
bolsas (Estados Unidos e Brasil) de empresas que aderiram à sustentabilidade e
sua maior valorização na bolsa, ou seja, algo a ser valorizado também a médio e
longo prazo. Outros indicadores dizem respeito à influência de ações
sustentáveis sobre os grupos de interesse das empresas, o que não pode ser
ignorado.
A avaliação é que cada vez mais empresas
estão considerando seriamente o as ações sustentáveis como estratégia de
negócios e se empenhando, inclusive a alta diretoria, para apresentarem uma
empresa equilibrada não só economicamente, mas também social e ecologicamente.
O desafio é a incorporação definitiva dessa
nova visão de negócios, o que já conta com exemplos bem sucedidos (exemplo da
Natura que atribui seu desempenho à nova visão). Os bancos constituem outro
exemplo bem sucedido (Bradesco e Real).
Por
fim, a tendência é que passada a fase de implantação dessa nova visão (ações
sustentáveis como estratégia de negócios), ela se solidifique e que as empresas
intensifiquem seu papel junto aos governos. Por deter grande poder (econômico,
político, tecnológico e cultural) os empresários podem realizar uma grande
transformação.
Certamente
as ações sustentáveis tem-se mostrado lucrativas em alguns setores na
sociedade, mas chega com discurso muito forte o qual nenhum empresário se
absterá. Ainda há grande distância entre discurso e prática, mesmo com bons
exemplos de comprometimento sócio ecológico de algumas empresas, alguns setores
terão mais dificuldades em assumir esse discurso na prática. Mas, em meio a
debates salutares, tentativas e erros, a sociedade avançará para uma maior
eficiência no uso de seus recursos (limitados), motivada, ora pela consciência
social ecológica, ora pela necessidade.
[1]
Acadêmicos do curso de Pós-graduação lato-sensu em Gestão em Auditoria e
Perícia Ambiental (Novo Progresso-PA) pela AJES – Faculdade do Vale do Juruema.
Disciplina: Gerenciamento Ambiental nas Empresas públicas e Privadas.
Professor: Dr. Jorge Luiz Rodrigues Peres.