Pular para o conteúdo principal

RESENHA DO FILME: HAIRSPRAY


O filme “Hairspray: Em Busca da Fama” baseado em um musical da Broadway em 1962, aborda a segregação racial da sociedade preconceituosa norte-americana. A rechonchuda Tracy, sonha em ser dançarina no principal programa de TV de Baltimore, o The Corny Collins Show.






INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA


Elderson Luciano Mezzomo[1]

RESENHA DO FILME: HAIRSPRAY

O filme “Hairspray: Em Busca da Fama” baseado em um musical da Broadway em 1962, aborda a segregação racial da sociedade preconceituosa norte-americana. A rechonchuda Tracy, sonha em ser dançarina no principal programa de TV de Baltimore, o The Corny Collins Show.
Uma vez por semana na TV é o Dia do Negro, no qual dançarinos afro-americanos mostram seu talento no palco. Na escola, a sala do castigo é sempre frequentada por alunos negros. No próprio lar, Tracy precisa enfrentar o medo da mãe, Edna, que não sai de casa há anos por ser obesa.
Por fim, Tracy participa da passeata em prol da participação dos negros no programa, utilizando o seguinte lema: “Integração e não segregação”. No fim do concurso para eleger a miss, para surpresa de todos, é eleita uma garota negra que fez uma bela apresentação ao lado de Tracy. A partir de então, negros e brancos passam a aparecer juntos na televisão.
Este filme é um retrato da luta que precisa ser travada na sociedade para que hajam mudanças e quebras de preconceitos. Mostra também a importância de lutar pelos sonhos e que vale a pena esperar por dias melhores.


[1] Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pelo IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará. Disciplina: FTM de Artes. Professor: Anderson Fortaleza de Sousa.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15...

RESENHA: COMÉDIA DOS ERROS

    “A Comédia dos Erros” é considerada a primeira e mais curta peça do dramaturgo William Shakespeare estreando nos palcos em 28/12/1594 (festejos natalinos dos estudantes de direito em Gray’s Inn, Londres) e publicada somente em 1623 (no First Folio da obras completas). A peça teatral do gênero cômico tem seu enredo inspirado na obra do comediógrafo romano Plauto “Os Gêmeos” (“Os Menecmos”) e se desenrola em torno das confusões provocadas por dois pares de gêmeos.

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.