Pular para o conteúdo principal

RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA: EDUCAÇÃO CRISTÃ


O autor aborda neste capítulo do ponto de vista histórico a Educação Cristã. Trata dos três atores principais: colonizadores, índios e escravos, expondo suas relações. Também traça uma linha histórica da implantação e propósitos do ensino, e como se deu.










INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA







RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA

EDUCAÇÃO CRISTÃ




PROFESSORA: IZIMAR MORAIS MIRANDA


ELDERSON LUCIANO MEZZOMO


Novo Progresso - PA
Junho de 2011



O autor aborda neste capítulo do ponto de vista histórico a Educação Cristã. Trata dos três atores principais: colonizadores, índios e escravos, expondo suas relações. Também traça uma linha histórica da implantação e propósitos do ensino, e como se deu.
A presença marcante da atuação dos jesuítas na área educacional, com vistas a “salvar a alma dos índios” civilizando-os, e a falta de perspectiva na educação dos escravos foi muito bem exposta.
O propósito inicial, segundo o autor, na educação dos índios foi civiliza-los, trazê-los para os princípios religiosos, pois eram “pessoas em seu estado primitivo e puro”. Os índios deviam, portanto, ser educados e aculturados à cultura europeia (dos portugueses).
Já para os escravos, nada mais restava, pois eram vistos apenas como objetos, meio de produção, cuja aculturação lhes fora negada.
As demais iniciativas educacionais vinham para satisfazer algumas necessidades, como a criação da universidade para atender aos filhos da classe dominante.
Diante da atuação maciça e praticamente exclusiva pelos jesuítas, a educação consistia basicamente na transmissão de valores da igreja, que, aliada ao estado, mantinha o status quo. A influência jesuítica perdurou por mais de 300 anos, impondo a supremacia cultural europeia sobre os demais, e até hoje percebemos seu legado.
Indiscutivelmente os jesuítas serviram este país, contribuíram, às vezes até de forma heroica, na educação da nação brasileira. Mas o que se pode discutir é: quais interesses eles de fato defendiam (da nação Brasileira, Portugal ou da Religião)? E, a herança que recebemos, deve ser mantida, melhorada ou, mediante uma profunda reflexão, transformada?

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15...

RESENHA: COMÉDIA DOS ERROS

    “A Comédia dos Erros” é considerada a primeira e mais curta peça do dramaturgo William Shakespeare estreando nos palcos em 28/12/1594 (festejos natalinos dos estudantes de direito em Gray’s Inn, Londres) e publicada somente em 1623 (no First Folio da obras completas). A peça teatral do gênero cômico tem seu enredo inspirado na obra do comediógrafo romano Plauto “Os Gêmeos” (“Os Menecmos”) e se desenrola em torno das confusões provocadas por dois pares de gêmeos.

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.