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Mostrando postagens de 2010

PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO INFANTIL

O mundo infantil é rico em criatividade e experimentação. A criança é capaz de experenciar e aprender através da imaginação em um mundo divertido (lúdico) e espontâneo. Neste mundo do “faz de conta” é que o educador pode desenvolver na criança com eficácia suas habilidades e aptidões (inteligências).

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PRÉ-ESCOLA

O presente projeto tem o objetivo de apresentar a importância do lúdico, sendo a brincadeira espaço de aprendizagem, imaginação e reinvenção, onde as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, ampliando as possibilidades de significar o mundo a sua volta.

NOÇÕES DE DIREITO TRIBUTÁRIO

O Direito Tributário estuda os princípios e normas jurídicas que disciplinam: a tributação e o Estado (Pessoa Política: União, Estados, Municípios e Distrito Federal). Seu objeto de estudo é basicamente os tributos.

RESENHA ANALÍTICO-DECRITIVA: OS PARÂMETROS NACIONAIS NA PRÁTICA - SÍNTESE DOS PCN

No texto “Parâmetros Curriculares Nacionais na Prática” é abordado os fundamentos do Estado Democrático de Direito (soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, pluralismo político) com o propósito de garantir a democracia (entendida como a conquista destes direitos) a todos os cidadãos através da atuação do Estado (que é meio e não fim).

RESENHA CRÍTICO-DESCRITIVA: BREVE HISTÓRICO DAS IDEIAS SOBRE "RAÇA" NO BRASIL. O SENTIDO DO DEBATE RACIAL

Nestes três capítulos o autor aborda a visão de algumas escolas que se debruçaram sobre a teoria racial no século XIX. É apresentada as principais idéias de raça presentes nestas teorias: como produtora de diferenças baseadas na natureza física dos indivíduos e a existência de raças superiores e inferiores. Também se demonstra como essas teorias influenciaram a manutenção da supremacia de algumas nações e o pensamento racial brasileiro.

RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA: QUANTOS PASSOS JÁ FORAM DADOS? A QUESTÃO DE RAÇA NAS LEIS EDUCACIONAIS - DA LDB DE 1961 À LEI 10.639 DE 2003

A autora se propõe, diante dos conflitos raciais que intermediam as relações familiares, de trabalho e escolar, a analisar se houve progresso no combate à discriminação através de leis e políticas públicas. Mesmo com o aumento quantitativo de pessoas alfabetizadas e com acesso à educação, a proporção entre negros e não-negros continua a mesma. É questionado sobre as ações públicas no sentido de transformar essa realidade e se de alguma forma essa tem sido a preocupação dos legisladores.

RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA: QUASE DEUSES

O filme “Quase Deuses” narra a história de Thomas Vivien (negro) e Dr. Alfred Blalock (branco) numa parceria profissional na medicina, desenvolvendo uma pesquisa importante no hospital Jhons Hopkins sob a égide do racismo.

COTAS "RACIAIS"

Atualmente há a implementação de políticas públicas no Brasil visando reparar o “erro social” em relação aos negros, índios e outras minorias. Entre elas, estão as cotas raciais para o ingresso em universidades públicas federais. Dentro desta discussão cabe avaliar alguns pressupostos e argumentos utilizados, que dão origem inclusive a algumas indagações.

TEORIA DA EXPECTATIVA DE VROOM

A Teoria da Expectativa busca explicar como as recompensas levam a determinados comportamentos, focalizando estados cognitivos interiores que provocam a motivação. A elaboração da teoria da Expectativa ou Expectância, modelo de motivação desenvolvido por Vroom (1964) é uma teoria ampla sobre motivação que tenta explicar os determinantes das atitudes e dos comportamentos no local de trabalho.

CONCEITOS DE COERÊNCIA E COESÃO

Um texto deve manifestar as qualidades de coerência e coesão, que devem estar inter-relacionadas no processo de produção e compreensão do texto.

RESENHA ANALÍTICO-DESCRITIVA: O CONTADOR DE HISTÓRIAS

O filme “O Contador de Histórias” baseado na história real de Roberto Carlos Ramos, narra sua trajetória de criança pobre, negra e favelada à de pedagogo formado, após ser colocado na FEBEM e adotado por uma estudante francesa (Margherit).

CONCEITOS DE LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA

O dicionário Michaelis define a linguagem como a “faculdade de expressão audível e articulada do homem”; “conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados de que se serve o homem para exprimir suas idéias e sentimentos” e “qualquer meio que sirva para exprimir sensações ou idéias”.

PAULO FREIRE: LEITURA E FRASES

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PALESTRA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

O avanço da humanidade só acontece por meio da filosofia, ou seja, quando há reflexão sobre as condições atuais e o que pode ser feito para mudá-la (melhorá-la). Na educação não é diferente, por isso faz-se necessário entender o que é a Filosofia da Educação, qual sua finalidade e como desenvolver esta filosofia em conjunto com a comunidade escolar.

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desde a antiguidade, a música tem contribuído de forma significativa para a consolidação de sociedades, seja pela expressão de atos comemorativos ou na realização de atos religiosos; desta forma este trabalho visa apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência, a integração do ser, e para a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo da criança. Na educação, a música não é apenas uma experiência estética, é fundamental enquanto facilitadora do processo de aprendizagem; um instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. A música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A música é um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio psicossomático, permitindo, neste contexto, que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noç

APO: ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO

Surgiu com a queda na margem de lucro na necessidade de reduzir despesas e de concentrar mais nos resultados do que em esforços supérfluos e dispersivos. Sua ênfase está na descentralização das decisões e fixação de objetivos para cada área-chave da empresa e centralização de controles.