Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2011

RESUMO: ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE

José Carlos Libâneo faz uma reflexão sobre o papel do professor e sua profissão face às novas exigências da sociedade. Esta reflexão está dividida em três abordagens: a primeira sobre as novas exigências educacionais contemporâneas e as novas atitudes docentes; a segunda sobre as novas tecnologias da comunicação e informação (a escola e os professores); e, por fim, aborda sobre a qualidade de ensino e sistema de formação inicial e continuada de professores.

A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: UM DESAFIO QUE SE IMPÕE

A Gestão Democrática nas Escolas é algo imprescindível à formação do aluno, pois identifica os valores e objetivos da educação brasileira em formar “cidadãos participativos” com uma prática coerente à esta visão, isto é, como se pode desejar formar tais cidadãos se a própria escola não praticar o que ensina?

RESENHA: PÁTRIA, CIVILIZAÇÃO E TRABALHO- O ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS PAULISTAS

O autor aborda do ponto de vista histórico a preocupação inicial em recuperar o percurso da elaboração dos currículos de Histórias na escola destinada a formar as “elites” do país, que então, passava por transformações sociais marcadas pela urbanização crescente.

O DESAFIO DA INICIAÇÃO HISTÓRICA DO ALUNO OU O QUE LHE PODEMOS SUGERIR

A questão principal a ser abordada é a possibilidade e o significado de um exercício de produção de conhecimento histórico. Essas terminologias do "novo” e do “velho” são perigosas, pois insinuam uma ruptura súbita que não se dá assim tão excludentemente: o novo professor (que certamente, ainda contém muito do tradicional) têm de construir juntos sua proposta de ensino.