Pular para o conteúdo principal

RESUMO: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE


O autor aborda do ponto de vista histórico a preocupação da sociedade com o meio ambiente em decorrência do aquecimento global e suas consequências. Faz uma descrição dos primeiros movimentos que influenciaram na mudança em relação à abordagem do tema, trazendo-o para a pauta central dos debates sócio-político-econômico. Por fim analisa quais as possíveis medidas que podem tornar eficaz o empenho para melhorar a relação homem-natureza.

 





RESUMO

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE


Professora MS Aline Freitas


Elderson Luciano Mezzomo



Novo Progresso - PA
Maio de 2011



JACOBI, Pedro. Meio Ambiente e Sustentabilidade: o complexo desafio da sustentabilidade.

O autor aborda do ponto de vista histórico a preocupação da sociedade com o meio ambiente em decorrência do aquecimento global e suas consequências. Faz uma descrição dos primeiros movimentos que influenciaram na mudança em relação à abordagem do tema, trazendo-o para a pauta central dos debates sócio-político-econômico. Por fim analisa quais as possíveis medidas que podem tornar eficaz o empenho para melhorar a relação homem-natureza.
Os esforços, que segundo o autor trouxeram o tema para a pauta central das discussões, iniciaram-se nos anos 70 com a publicação de “Limites do crescimento” (1972) pelo Clube de Roma. Strong (1973) utiliza pela primeira vez o termo “ecodesenvolvimento” como alternativa política de desenvolvimento (sustentabilidade social, econômica, ecológica, espacial e cultural), com o intuito de harmonizar os processos ambientais com os socioeconômicos. Com a crise econômica dos anos 80 o tema foi deixado de lado na prática, mas continuou sendo desenvolvido por intelectuais, cientistas e alguns políticos. Retomado com força em 1987 após o relatório Brundtlandt (resultado de uma comissão da ONU sobre problemas socioeconômicos) que sugere o estabelecimento de metas internacionais, a discussão volta à tona em 1992 na elaboração da “Agenda 21 Global”, que visa “reconciliar as atividades econômicas com a necessidade de proteger o planeta e assegurar um futuro sustentável para todos os povos”. O debate internacional culmina no “Protocolo de Kioto” com o estabelecimento de metas para a redução da emissão de gases poluentes (o que não é aceito pelos principais países poluentes, mas que gera uma grande repercussão do assunto).
A ampliação do debate sobre sustentabilidade resultou na noção de que se faz necessária a “inter-relação entre justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a necessidade de desenvolvimento com capacidade de suporte.” JACOBI está convencido que o principal fator para uma mudança contínua e permanente está na conscientização global através da educação. O desafio de assegurar qualidade de vida à população sem interferir negativamente no meio ambiente será possível apenas mediante a incrementação dos meios e acesso à informação, (como papel indutivo do poder público), “na oferta de conteúdos informacionais e educativos” e no compromisso do poder público em adotar medidas eficazes, agindo como corresponsáveis, juntamente com a sociedade, pela preservação do meio ambiente (através do planejamento e substituição de práticas degradadoras, por sustentáveis).

Palavras chave: sustentabilidade; desenvolvimento; meio ambiente.

Postagens mais visitadas deste blog

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL

Com a finalidade de descrever as principais atividades realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado em Engenharia Civil, apresenta-se este relatório final em consonância com o Artigo 7º das Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia (Resolução CNE/CES Nº 11/2002) onde estabelece que a “formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino”. Objetivando aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático, complementar e contribuir com a formação profissional frente aos desafios da sociedade, e desenvolver a capacidade de integrar de forma harmônica conhecimentos, habilidades e atitudes, o Estágio Obrigatório Curricular Supervisionado foi desenvolvido na empresa Construtora e Serviços Rezende no período de 11 de setembro a 18 de outubro de 2019, sob a Supervisão de Campo realizada pelo Engenheiro Civil Bruno Rodrigues Lima (RNP 15

RESENHA DO FILME: ADORÁVEL PROFESSOR

Baseado em fatos reais, o filme “Adorável Professor” retrata a atuação do professor de música Holland, desde a década de 60 até sua aposentadoria nos anos 80. Como última opção de trabalho (por necessidade) inicia seu trabalho no Colégio John F. Kennedy.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS

Este é um relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Pedagogia – IFPA. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ignês Souza. (...) No contexto da nova abordagem pedagógica, procurou-se preparar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos alunos; a cada dia, percebia-se o interesse cada vez maior e a interação com os assuntos abordados. As atividades dadas em sala de aula, as dinâmicas e exercícios foram realizadas com êxito por parte dos discentes.